Benefícios de praticar exercícios ao ar livre.

04/09/2019

A prática regular de exercícios físicos, tráz inúmeros benefícios a saúde física e mental. A maioria das pessoas não constumam visitar os espaços públicos para a realizar atividade física, onde é possível realizar vários exercícios ao ar livre, e isso é para todas as idades.

Em que lugares posso praticar exercícios ao ar livre?

Parques e praças públicas de muitas cidades brasileiras, além de pistas para caminhada, corrida e ciclísmo, disponíveis em vários pontos, onde é possível encontrar estações com aparelhos p´roprios para alongamento e fortalecimento muscular. Em muitos lugares, há também equipamentos voltados para pessoas na terceira idade.

Na orla de cidades litorâneas, principalmente nas capitais, além de locais para caminhar, correr, e andar de bicicleta, patins, por exemplo, também há estações com aparelhos para alongamento e fortalecimento muscular para uso livre. Quando não existe equipamento, é possível fazer caminhada, corrida na pista ou na áreia e praticar alguns esportes.

Podemos encontrar também quadras poliesportivas em muitos parques, praças, e até na praia, com opções de esportes variados como o futebol, basquete, tênis e vôlei. A maioria destes espaços, basta formar um grupo e ir para jogar. Em outros, é necessário agendamento com a administração do espaço.

As opções de exercícios físicos ao ar livre não param por aí. É possível encontrar em áreas verde ou em praias, aulas abertas ao público em diversas modalidades, como por exemplo, ioga, tai chi chuan, alongamento, dança e ginastica. Verifique com os orgãos da sua cidade quais os espaços públicos onde é possível fazer exercícios ao ar livre.

Benefícios dos exercícios físicos

* Previne doenças - como osteoporose, problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes e perda de memória ligada à velhice, entre outros;

* Melhora a condição física -  dos músculos, ossos e tendões;

* Coadjuvante de tratamentos - contribui para a eficácia de tratamentos para doenças como depressão, ansiedade e estresse.

Todos estes benefícios, são percebidos a médio e longo prazo por quem pratica exercícios físicos regularmente. 

Cuidados ao praticar exercícios ao ar livre

* Proteja-se do sol - não saia de casa sem protetor solar e use boné para se proteger. Reaplique a cada duas horas ou depois de praticar exercícios físicos e suar muito. Os melhores horários para se expor ao sol são antes das 10h ou depois das 16h.

* Matenha-se hidratado -  é importante repor o liquido perdido ao suar durante o exercício físico, principalmente em dias mais quentes. Se você corre ou pedala longas distâncias por muito tempo, tome isotônicos para repor os sais minerais eliminados ou uma água de côco.

* Respeite seu corpo - qualquer sinal de mal-estar, dor, náusea ou tontura, pare imediatamente o treino e procure um local fresco e arejado.

* Fique atento à umidade do ar - mesmo que a temperatura esteja amena, quando a umidade do ar está baixa, a capacidade do corpo de manter sua temperatura é prejudicada. Evite treinar pesado nessas condições.

Procure um médico antes de iniciar a praticar exercício físico, porque é importante avaliar as condições de sua saúde para saber se há algum tipo de impedimento e quais os tipos de exercícios ao ar livre que são mais adequados para você.

Pense nisso!